Mais de um terço dos bares e restaurantes pretendem contratar até o fim do ano

Pesquisa da Abrasel indica que o setor está otimista para a reta final de 2023.

NOTÍCIAS DE BARES

11/9/20231 min ler

four people watching on white MacBook on top of glass-top table
four people watching on white MacBook on top of glass-top table

Mais de um terço dos bares e restaurantes pretendem contratar até o fim do ano. A pesquisa, realizada entre o final de outubro e o começo de novembro, constatou que 35% dos empreendedores pretendem contratar funcionários até o fim de 2023. Além disso, 58% pretendem manter o quadro atual de funcionários e somente 7% indicaram que podem demitir.

Ao analisar os motivos por trás das contratações planejadas, 62% afirmam ser para dar suporte ao aumento esperado de demanda, enquanto 22% visam atender às necessidades de gestão e reorganização da empresa. Além disso, 20% planejam contratar para renovar a equipe e 8% têm planos de abrir filiais ou novas unidades.

A pesquisa também indica que, em setembro, 24% dos estabelecimentos registraram prejuízo, enquanto 35% alcançaram lucro e 40% mantiveram uma estabilidade financeira. Quando se trata de ajustes nos preços, a pesquisa revela que 33% dos estabelecimentos optaram por não reajustar o cardápio. Entre aqueles que realizaram ajustes, 24% optaram por reajustes abaixo da inflação dos últimos 12 meses. Por outro lado, 34% ajustaram seus preços conforme a inflação, enquanto 8% optaram por ajustes acima da média.

Ainda segundo o artigo, há um certo otimismo do setor em relação ao aumento de demanda. Ao longo deste ano, muitos já se prepararam recompondo as equipes. Ainda assim é muito significativa a parcela que diz que fará contratações. "Também chama a atenção o fato de voltarmos a ter quase 10% das empresas contratando para abrir filiais ou novos negócios, mais um sinal de como somos resilientes”, diz Paulo Solmucci, presidente da Abrasel 1.

Referências: 1: https://abrasel.com.br/noticias/noticias/mais-de-um-terco-dos-bares-e-restaurantes-pretendem-contratar-ate-o-fim-do-ano/